domingo, 12 de julho de 2009

Dia 13 de Julho dia mundial do ROCK!


Fala galera buraqueira!
Este blog, que é roqueiro assumido, resolveu fazer uma pequena pesquisa para um post especial sobre o dia mundial do rock. Entre outras coisas descobri que a data foi instituída após o enorme sucesso do Live Aid, aquele festival de rock que aconteceu exatamente no dia 13 de julho de 1985 em Londres e na Filadélfia, cuja renda foi revertida para ajudar as milhares de pessoas que passavam (e ainda passam) fome na Etiópia. Deu tudo tão certo naquele dia, que o rock mereceu destaque no calendário. Mas, como será que tudo isso começou? Quem é o pai do rock? Quem deu nome à criança?

Difícil encontrar respostas para estas perguntas, dada a quantidade de influências que cercam a história do rock n' roll. Mistura de música da elite com a música do povo, música de preto misturada com música de branco. Uma salada de estilos definiu como rock n' roll aquela música agitada que embalou tantos jovens na década de 50 e até hoje possui seguidores fiéis em todas as suas vertentes que vão do progressivo, passando pelo heavy metal, punk rock, hard rock, e por aí a fora.

A imagem de rebeldia associada ao rock não é gratuita. Quando o estilo despontou, no início da década de 50, o mundo se deparava com a alegria do final da Segunda Guerra Mundial e da Guerra da Coréia. As pessoas queriam comemorar, principalmente nos Estados Unidos, que despontavam como grande potência mundial.

Por outro lado, havia a pressão da Guerra Fria e a idéia de que, com o anúncio da explosão de bombas atômicas pela então União Soviética, era possível o "fim do mundo" a qualquer momento. Assim, aproveitar cada momento como se fosse o último era a ordem do dia. Daí para a idéia de rebeldia era um passo: para curtir a vida a qualquer preço, havia o prazer da transgressão, o fascínio pelas motos e pela alta velocidade, as festas intermináveis e das drogas.

Bill Haley and his Comets, Chuck Berry, Jerry Lee Lewis, Carl Pergkins, Fats Domino, Little Richard, The Beatles, Elvis Presley, entre outros, foram os primeiros nomes a arrastar multidões ansiosas por um estilo de música jovem, moderna e dançante.

No Brasil, a cantora Nora Ney - da fase áurea do rádio e conhecida como "rainha da fossa" - foi quem curiosamente cantou o primeiro rock em português. Mas o fenômeno do rock mesmo só começou com os irmão Tony e Celly Campelo. Depois, era a vez da Jovem Guarda, de Roberto Carlos, Erasmo Carlos e Wanderléia, inspirados nos Beatles.

Na década de 70, destacaram-se Raul Seixas e Mutantes; nos dez anos seguintes, foi a vez do boom do rock nacional com Kid Abelha, Engenheiros do Hawaii, Blitz, Barão Vermelho, Legião Urbana, Gang 90, Ira, Ultraje a Rigor, Capital Inicial, Plebe Rude, Titãs e Paralamas do Sucesso. Na música solo, destaque para Cazuza, Marina Lima, Lulu Santos, Rita Lee, Lobão, entre outros.

Hoje são tantos nomes, aqui e lá fora, que seria praticamente impossível elaborar uma lista sem cometer a injustiça de esquecer alguém.

Hoje, a influência do rock é quase onipresente. Está no ritmo hipnótico do Trance. Passa pela alegria da House e, em alguns casos, incorpora elementos de música clássica à sua cozinha básica formada pelo baixo, guitarra e bateria. Eu não consigo imaginar a vida sem esse som. sendo assím: let there be rock...


- Citação do dia -
" Se Deus é o pai do clássico... o diabo é o pai do rock "

*
viva ao deus metal^^

Um comentário:

.

O No buraco da maldade é uma série de tirinhas satíricas que visa o cotidiano de cada um...mais com aquele tom de maldade que existe dentro de cada um de vocês, porque eu...bem, eu sou um santo^^