segunda-feira, 2 de março de 2009

Mundo 10 conhecido & Tagmar II



É galera... hoje o post e em grande estilo épico!
quantos de vocês, aqui do No buraco da Maldade conhecem o cenário de R.P.G Tagmar II?

*****O Inicio da saga...************

Nascido em 1991 com o honroso título de “1º RPG Brasileiro”, Tagmar, publicado então pela GSA foi o primeiro produto brasileiro para um mercado que ainda iria se formar. Tagmar foi um RPG típico do inicio dos anos 90, mas trazia uma série de novidades sendo que a principal era ter tudo que um RPG precisava em um único livro; regras, ambientação, magias, criaturas e uma aventura pronta. Na época, os RPG eram importados e era necessário ter vários livros para jogá-los. Devido a estas características, que incluíam novas idéias, como por exemplo, o inédito conceito da Energia Heróica; em pouco tempo, o Tagmar se tornou um sucesso, reunindo um grande número de fãs.

Este sucesso perdurou até quase o fim dos anos 90, quando em 1997 a editora GSA fechou. Sem uma editora para dar continuidade o Tagmar ficou estagnado. Até que...

Em Setembro de 2004, os autores do RPG Tagmar se reuniram, e em uma decisão histórica, decidiram liberar os direitos comerciais do RPG, desde que não fosse para fins lucrativos... Com esta resolução em mãos, um grupo de pessoas se reuniu e decidiu criar uma nova versão do Tagmar... Nascia assim o Projeto Tagmar 2.

Este projeto foi criado seguindo os moldes dos projetos Open Source usados para desenvolvimento de software. Neste tipo de projeto os produtos são criados/evoluídos através de trabalho voluntário e utilizam uma licença especial na qual todo material gerado é de domínio público. Usando esta organização, o Projeto Tagmar 2 foi concebido com dois grandes objetivos:

1°) Criar uma nova versão do RPG Tagmar que seja moderna, atualizada e expandida.

2°) Criar um RPG de nível profissional que seja 100% gratuito (para fins não comerciais) e possa ser baixado diretamente da Internet!

Tagmar foi um excelente RPG no inicio dos anos 90, mas infelizmente ele não acompanhou a evolução dos outros RPGs. No inicio do projeto foi feita uma grande pesquisa que resultou em um plano de trabalho com muitas idéias a serem desenvolvidas. Dentre os principais itens a serem trabalhados se destacavam:

  • Dificuldade de criar o personagem (demorado e com muitas tabelas baseadas em sorteio)
  • Ambientação boa, mas pequena.
  • Desequilíbrios entre as profissões e raças.
  • Poucas opções para caracterização dos personagens.
  • Dificuldade na compreensão e na utilização do sistema de combate.
  • Pouca ênfase ao roleplaying (interpretação) e na ambientação.

Após um ano de trabalho o projeto finalmente chegou ao término da primeira versão com o lançamento do Tagmar 2.0 em set/05, que tinha como principal ênfase a atualização das regras. Agora, em março de 2006, ficou pronta a versão 2.1 que além de mais algumas novidades na parte de regas, traz a tão esperada ambientação expandida, com o lançamento do Livro dos Reinos.

Depois de um tempo de estrada de RPG, eu vim conhecer o sistema ate então tagmar I, e anos mais tarde conheci o "marcelo" o cara que faz o projeto tagmar II andar!
trocamos uma ideia e resolvemos fazer algo de novo para dar uma colorida e deixar mais engraçado e atrativo o site, foi assim que a nossa parceria surgiu em meados de 2008, a quase um ano, hoje em dia sou um dos desenhistas do projeto tagmar e crio quinzenalmente as tirinhas " Mundo 10 Conhecido".

para maiores informações entrem no site de tagmar II em:

www.tagmar2.com.br

e seja você mais um dos milhares jogadores a conhecer e fazer parte dessa grande familia!

-Citação do dia -
" E ai... você tem dado em casa?"

* típica piadinha de jogador de R.P.G kkkkkkkkkkkkkk

Um comentário:

Unknown disse...

HAAHAH....Humor refinado mesmo! Gostei do banner novo!! Abraços PJ

.

O No buraco da maldade é uma série de tirinhas satíricas que visa o cotidiano de cada um...mais com aquele tom de maldade que existe dentro de cada um de vocês, porque eu...bem, eu sou um santo^^